Historia

HISTORIA

Dojunim Ji Han Jae no Brasil - INÉDITO 2009

Aproveitando o titulo gostariamos de salientar que a vinda do Grandmaster Ji Han Jae, não havia sido consolidada ainda no Brasil e a convite do Kwanajangnin Fernando Ribeiro, Dojunin Ji pode vir ao Brasil pela 1ª vez, como era seu desejo vir ao Brasil e estar com os Brasileiros é lamentavel apenas que muitas pessoas não puderam estar presentes uns por motivos vários e outros sem motivos, ao nosso ver um pouco de vaidade de alguns e boicoite de outros,mas independente de qualquer coisa, parabenzamos a todos os mais de 80 inscritos de todo o Brasil, Argentina, Chile e pelo apoio incondicional do Mexico vindo de Master Jorge Braga e da Argentina do Master Alfredo Vega.

 

Dojunim Ji Han Jae ao Brasil 2012

The World International Seminar of Sinmoo Hapkido 2012 contará com presenças ilustres do mundo da Sinmoo Hapkido, Grandmaster Kenneth P. Mackenzie 10° Dan(EUA) e Grandmaster Scott Yats 9° Dan Grandmaster Juerg Ziegler 10° Dan (Suiça)

 

Agora com mais experiencia e com muitos apoios e ajudas importantes da Vidja Yoga do amigo Mestre Uberto Gama e do apoio incondicional de varios amigos Dr. José Augusto, Fabio Bueno e Editora Bueno, esperamos poder melhor servir a todos. Importante frisar ao apoio dos Mestres Alfredo Vega (ARG) Mestre Nelson leonardo Bedoya(Colombia) Mestre Hugo Brito (Chile)

 

História

A história das artes marciais coreanas é tão antiga quanto a história da Coreia e pode ser rastreada até à pré-história onde as armas primitivas pedra e madeira foram feitos para caçar e para a luta. Para compreender o Hapkido profundas na sua essência, é imprescindível para compreender a evolução da arte marcial coreano de antiguidade para as diversas maneiras que estamos mostrando hoje. Outra questão a considerar é a localização da península da Coreia entre duas grandes culturas, China e Japão, incluindo a etapa natural através de milhares de anos, a China e o Japão foram transmitidos aos intercâmbios culturais e comerciais pela passagem natural da península Coreano. Tantas vezes que ele foi também o campo de batalha de ambos solo coreano chinês e japonês alega anexionistas longo da história, certamente todos esses intercâmbios, influenciou a cultura e as artes marciais da Coreia.

As antigas Artes Marciais da Coreia:

Uma vez que os antigos habitantes da península da Coreia do norte da China atual tem sido documentado mais de mil invasões estrangeiras. Por isso, os coreanos têm desenvolvido únicas artes marciais e estratégias militares para defender-se. Estas artes marciais podem ser divididos em três grandes grupos, Sado Mu Sul,Bulkyo Mu Mu Sul Kung Jung mu Sul.

Sado Mu Sul são as mais antigas artes da Coréia, o nome refere-se a grupos tribais artes ou parentesco. Sado Mu Sul era popular entre as antigas tribos, nas cidades,estados, reinos formados na península coreana e em partes do que está agora a China. O Sado Mu Sul passou por família linhagens geração após geração, foi prorrogado por milícias formadas pela classe mais baixa que muitas vezes lutaram em batalhas para defender suas cidades. A tradição popular tinha a prática de desportos como Taekyon marcial (arte de pontapés e golpes) e Sirum (arte de combate corpo a corpo). A arte folclórica do Taekwondo e Hapkido conserva muitas das técnicas que descende diretamente de Sado Mu Sul.

Bulkyo Mu Sul,são conhecidos por esse nome para a arte praticada por monges budistas, desde budismo foi apresentada pela primeira vez para o reino de Koguryo, no ano 347, as únicas artes marciais foram desenvolvidas pelos monges budistas e artistas marciais. Monges budistas desenvolveram estas artes em primeiro lugar para melhorar sua saúde, melhorar as técnicas de meditação e aprender a defender-se em formação. Como resultado budista artes marciais formação incluem o controlo interno Ki ", com especial ênfase na respiração" Danjon "e métodos especiais de meditação" Mukyon ", bem como formação externa com ênfase nas técnicas eficazes de Defesa Pessoal, mesmo em frente a base da moderna Hapkido.

 

Bulkyo Mu Sul teve um papel significativo na formação das artes marciais coreanas, facultando-lhes a filosofia da não violência e da compaixão, assim como códigos de conduta como um dos mandamentos espirituais cinco guerreiros Hwarang, estes são os seguintes: 1º Ser Leal ao seu rei, 2º Ser obedientes aos seus Pais, 3º Ser honrado com os seus amigos, 4º-Nunca retroceder em uma batalha e 5º Só matar quando não houver jeito.

Kung Jung Mu Sul, significa Artes Marciais da Real Corte, a elite de guerreiros coreanos os Hwarangs, cavaleiros eram os filhos da nobreza que eles gastaram uma vida para a formação Artes Marciais, com e sem armas. Também dentro da Corte Real foram o uso de armas portáteis, tais como espadas que as Guardiões Reais levavam debaixo de seus amplos vestidos, bem como as técnicas Po Bak que consiste na arte jogar ou pegar um ataque com uma corda ou lenço ou pano, as técnicas defesa pessoal para a proteção e assistência técnicas torções, ataques as articulações e dor nos pontos de pressão, todas as bases técnicas modernas de Hapkido. Essas técnicas foram exportados para o Japão como japonês personalizado e dando lugar ao nascimento do Ju-Jitsu.

O Rei, Jin Hung, do Reino Silla estabeleceu o treinamento obrigatorio de formação de Kung Jung Moo Sul, entre outras artes na elite guerreiros "Hwarang" (filhos de nobres). Sua formação abrangente constou de: Arco,espadas,Lançamentos de facas, atirando armas, atirando com arco no cavalo,técnicas de chute, das técnicas de pancadas, torções e projeções, luta na água, natação,caçar e pescar, literatura e música, a reanimação, ervas e acupuntura. Nasceu um verdadeiro cavalheiro coreano comparável à elite Japonesa Samurai, O poderoso Reino de Silla e destreza dos seus cavaleiros Hwarang resultou em 735 ao ano para a unificação dos três reinos do nascimento e da Coreia.

A linhagem Japonesa:

Os três grupos artes marciais, Sado Mu Sul, Bulkyo Mu Sul e Kung Jung Mu Sul, foram desenvolvidas através de séculos, tanto em separado e, por vezes, trabalhando juntos, como se explica, até ao ano 1910. Este ano assistiu à última ocupação japonesa, o Japão tem pretensões imperialistas de novo e faz guerra à China e à Rússia batendo os dois países e territórios da Ásia Oriental juntando, a Coréia foi invadida e o rei Coreano foi forçado a abdicar do trono. O período entre 1.910-1.945 foi prejudicial para a cultura e as artes marciais coreanas durante 35 anos de ditadura tentativa por parte do japonês japonês para apagar a cultura como um povo e negando-lhes, proibindo a sua língua ea prática das Artes Marciais. Neste momento apenas foi autorizada a prática como o japonês Kendo e Judô.

Mas nem todas as práticas já desapareceram, muitos entusiastas tanto civis, bem como ex militares monges budistas, continuou a tradição na clandestinidade, alguns foram para a resistência e ensinou artes tradicionais para a guerrilha, outros seguindo a velha tradição de pai para filho Graças a elas a essência da arte marcial coreana foi preservada até hoje. Depois de ter sido libertado do jugo japonês Coréia em 1945, no final da II Guerra Mundial, muitos instrutores saiu da clandestinidade condicentes à recuperação gradual das Artes Marciais

Uma dessas pessoas que mais influenciaram o desenvolvimento do novo coreano Martial Arts foi o Grão-Mestre Yong Sul Choi (1.904-1.986). O historiador coreano Kim Jeong Yun afirmou que, em 1910 (o ano da invasão) Choi com 6 anos de idade foi adotado por uma culta família japonesa e foi levado para o Japão, este casal eram os fabricantes de doces e viajar com frequência. O casal deixou Choi com um abade de um templo budista, para além da viagem, também para dar uma educação adequada e aprender o idioma japonês.

Yong Sul Choi foi mudado o nome para japonês, Yoshida Tatsujutsu japonês lei que obrigada a usar nomes japonês. Choi não tinha qualquer interesse em estudar esta e uma constante violação da disciplina e brigas com outras crianças, o abade finalmente decidiu enviá-la para um amigo de seu mestre das artes marciais chamado Sogaku Takeda. Essa é a forma como Choi (Yoshida Tatsujutsu), foi aprovado pelo Grão-Mestre da Yawara Aiki-judo Sogaku Takeda (1.860-1.943). Choi foi testar os primeiros cinco anos para moldar o seu caráter, que depois com o tempo começou a ser formado.

Após a II Guerra Mundial a Coreia são libertardos dos japonêses. Coreano Choi como muitos exilados retornou à Coréia. Mestre Choi foi morar na cidade de Taeguk, a guerra foi muito dura e Choi teve que começar do zero, não dominou o idioma coreano após 35 anos no Japão, começou a ganhar a vida vendendo suínos.
Segundo o Dr. Hee Young Kim, em seu livro "Hapkido Bíble", Choi se reuniu pela 1ª vez com Suh Bok Sop que seria seu primeiro aluno, até ao ano 1947. Cada dia levantava cedo e chefiou a fábrica de cerveja e Suh uma manhã quando Suh nota do escritório da fábrica de seu pai e vários homens estavam a lutar pela relva e viu um homem defender contra vários atacantes sem muito esforço. Suh ordenou ao balconista para trazer ao homem que, Suh ficou muito surpreendido, ele tinha 20 anos e era Faixa Preta em Judô e nunca tinha visto ninguém lque lutasse desse jeito, Yong Sul Choi tinha naquele momento então 43 anos.

Choi e Suh chegaram a um acordo, Suh prometeu-lhe todas as turfa gratuitamente e que gostaria de aprender com Choi no ginásio da cervejeira para além de pagar as aulas. Lá SoP Bok Suh iniciou sua aprendizagem no Yawara Daito Ryu Aiki Jutsu. Bok Suh SoP serviu como padrinho ao Mestre Choi, porque era muito pobre e Choi Suh foi realmente interessados no seu art.

Segundo Marck Tedeshi em seu livro "Hapkido, tradições, a filosofia e técnica", houve um outro professor de Daito Ryu Yawara na área Taeguk. Em Chang Mok, que foi contemporâneo de um coreano Choi. O professor Chang nasceu na Coréia em 1912, ele aprendeu com Daito Ryu Yawara Mazeda Hosaku (aluno de Takeda), ele possui um certificado a partir do Daito Ryu, a sua profissão é um médico de medicina e de massagem, mas também deu aulas para um pequeno grupo de estudantes, mas não está totalmente empenhada, embora ele diz que tinha mais Choi Especialização em Yawara. Choi e ele retornou ao Japão juntos em 1945, disse Choi que é normalmente expressa em japonês porque ele não entender o idioma coreano, ele diz que nunca ouviu dizer que Choi ensinou Hapkido, ensinado tanto do Yawara Daito Ryu Sogaku Takeda.

 

È conviniente saber que a palavra Aiki Jiu jutsu tem sua promoção em coreano como Hapki YuSul asim O Mestre Ji Han Jae afirma que Choi para denominar a seu estilo umas vezes o chamava Yawara y outras Hapki Yu Sul ou Yu Kwon Sul. So a partir dos anos 60 quando seu aluno Ji Han Jae começou a ficar famoso com a arte do Hapkido, Choi começou tambem a usar o nome de sua arte como Hapkido.Isto criou uma confusão internacional de quem foi o verdadeiro fundador da Arte.

A Linhagem Coreana

A inflencia de Suh foi fundamental na arte para evoluir ao Hapki Yu Kwan Sul e posteriormente por Ji Han Jae a Hapkido. Suh incorporou a sua maneira de tecnicas de golpes coreana,Suh sugiriu a seu Mestre Choi a mudança do nome da arte Japonesa para Coreano de Hapki Yu Kwan Sul,que significa tanto estilo flexivel como Duro. Suh sugeriu a mudança por duas razões; a 1ª porque depois de 35 anos de ditadura japonesa, havia um rescentimento ante o japones e a mudança havia ansiedade pelo renascimento Coreano,2º porque o Yu Sul (Aiki Ju Jutsu) se trenava principalmente reduções, chaves e projeções e devido a influencia de Suh começaram a introduzir as tecnicas de Chutes e golpes.

 

O que é Hapkido?
Hapkido é uma arte marcial coreana, que combina o “duro” e o “suave”, surgiu em meados do século XX e rapidamente cresceu para se tornar um estilo internacional.
 Seus fundadores criaram a arte de combinar seletivamente uma vasta gama de habilidades marciais existentes com novas idéias.
Como resultado o Hapkido tem um dos mais complexos e variados arsenais de técnicas de autodefesa marcial. Estas técnicas marciais abrangem todas as principais categorias: golpes de ataque e defesa, chutes e socos variados, bloqueios, esquivas, pontos de pressão, torções articulares, arremessos, projeções, técnicas com armas, técnicas contra armas brancas e de fogo, , técnicas de queda, técnicas respiratorias, meditação e cura.

filosofia  do Hapkido, como nas filosofias de muitas artes marciais, enfatiza o uso do corpo, mente e espírito, a perfeição do caráter humano, responsabilidade social; e o uso adequado da força Ki. Desenvolvimento é fundamental para a totalidade da formação, conduzindo a um aumento da saúde e uma maior eficácia nas técnicas de autodefesa.
Esta arte é extremamente prática e versátil, sua natureza levou a sua ampla utilização pelos policiais e militares profissionais, bem como pelo público em geral.

Hapkido se traduz literalmente como: O caminho da Harmonia e ou uniao da energia Interior.

SIN MOO HAPKIDO O QUE É?

O QUE SIGNIFICA SIN MOO HAPKIDO?

神 - 신 - Sin = Espírito, significa uma mente superior

武 - 무 - Moo = Marcial

合 - 합 - Hap = Harmonia, União, integração, coordenação

氣 - 기 - Ki = Energia interna,Energia Vital, energia do universo

道 - 도 - Do = Caminho, via

QUE CONCEITOS TÉCNICOS SE TREINAM NAS AULAS DA SIN MOO HAPKIDO?

*Exercícios de respiração 단전호흡(丹田呼吸)

*Ataques com as mãos e todas as partes do corpo possíveis

*Esquivas

*Deslocamentos

*Defesa

*Torções

*Estrangulamentos

*Alavancas

*Projeções

*Técnicas de controle e projeção

*Todas as formas de combate, inclusive no solo

*Pontos de pressão

*Manejo de energia interna

*Filosofia

*Meditação

*E muito mais...

POR QUE PRATICAR HAPKIDO?

O Hapkido não se baseará a sua eficácia no tamanho ou força do praticante, mas sim na sincronização, no equilíbrio e na utilização dos movimentos naturais do corpo.

Um movimento natural e sincronizados produz um atitude relaxada para além de equilíbrio físico e mental.

A formação do Hapkido harmoniza o corpo, a mente eo espírito do praticante para lidar com circunstâncias esgotante, sem perder o seu balanço.

O praticante de Hapkido ganha agilidade e um espírito aberto, as qualidades necessárias na nossa sociedade e na vida quotidiana.

As pessoas começam ao Hapkido, porque eles também querem uma boa saúde, de defesa, ou porque adoro filosofia. O Hapkido tem tudo isso e muito mais para oferecer, venha dois tipos de provas para participar conosco e Hapkido.

Nosso programa inclui treinamento para crianças, jovens e adultos.