A Aguia

 
 
O significado da Águia no Hapkido.
A águia foi associada ao longo da História com o sol, o fogo, o ar, a vida, o céu. Com o advento da cristandade a águia transformou-se uma imagem de profecia e oração. A águia é referida às vezes como o " leão do ar" por ser considerada a ave rei dos pássaros.
Por a águia ser um pássaro bem-sucedido veio representar o sucesso, o poder, o triunfo, os direitos (imperialismo) ou o status social, e a Onisciência. A águia foi usada conseqüentemente como o emblema nacional (de civilizações antigas (por exemplo império romano antigo) e modernas por exemplo de Estados Unidos da América).

O símbolo da águia segurando uma flecha pode ser interpretado com considerações baseadas nas técnicas de Hapkido. Primeiramente a águia circunda em torno de sua rapina antes do ataque. Do mesmo modo o Hapkido e uma arte circular com técnicas de giro. Quando a águia captura sua presa ela faz uso de suas poderosas garras, assim como no Hapkido há muitas técnicas fazem uso da garra tais como torções articulares, projeções, estrangulamentos e etc. outro aspecto importante de ser mencionado é que a águia domina através da pressão exercida através de suas garras cavando elas em sua presa, assim como no Hapkido uma aplicação bem sucedida do ponto da pressão pode igualmente dissuadir seu oponente de todos os pensamentos e intenções de agressão.

A interpretação da flecha é relacionada em níveis diferentes, em uma só garra representa justiça e ou poder (similares a seu uso em formas de governo ou das forças armadas). Entretanto a seta igualmente segura com ambas as garras representa um ataque anulado ou subjugado que um agressor possa iniciar contra você. As garras da águia representam também como rapidamente você pode defender a arma dos atacantes (a flecha), mesmo segurando com tenacidade a águia ainda sim consegue ser suave e alçar vôo. A águia que agarra a flecha representa esta capacidade de defesa rápida, forte, eficaz porem suave do Hapkido.
 

Origens do motivo da águia em Hapkido.
Talvez mais do que qualquer outro animal, a imagem poderosa da águia como símbolo da natureza, nunca passou despercebido ao ser humano. Desde a antiguidade que a águia é utilizada como representação de força, poder, nobreza, robustez e velocidade: o império romano utilizou a sua figura estilizada nos estandartes das legiões que conquistavam novos domínios; os Kirguiz, povo guerreiro que habita as estepes da Ásia Central, utilizam-na numa forma de cetraria única no Mundo, a caça ao lobo, apesar da evidente diferença de peso existente entre a ave e o mamífero; e mesmo recentemente, a imagem da águia é utilizada como símbolo de clubes desportivos e inúmeras marcas de produtos.
Como foi discutida a águia foi usada ao longo da História por muitas culturas como um símbolo do poder, e por direitos. Historicamente as artes coreanas antigas derivaram várias técnicas da observação de animais diferentes (teriantropia, A simbologia animal está gravada a muito no inconsciente coletivo da humanidade. Nas religiões e antigas culturas existem registros de rituais e simbologias entre o homem e os animais), do tigre (Ho-Soar-EE - 호랑이), e de águia (Duk-Soo-Ri -독수리). O uso da aparência e características animais eram igualmente aparentes nas forças armadas de República da Coréia na guerra de Vietnam (por exemplo, 2a divisão de infantaria (divisão do tigre) de Coréia).

A águia de mar era um pássaro relativamente comum na costa japonêsa de Hokkaido aonde o mestre Takeda Sokaku 武田 惣角 (1859-1943) viveu e ansinou Daito-Ryu Aikujujutsu. O Grão Mestre Choi Yong Sul 최용술 - 崔龍述 (1904-1986), estudou Daito-Ryu Aikijujutsu com mestre Takeda (o nível de treinamento é sujeito ao debate), para dar forma à base de Hapkido como se sabe hoje. A escolha da águia de mar no simbolo do hapkido reflete elegantemente as raizes de Hapkido. Aquela é a conexão com o Daito-Ryu AikiJuJitsu e as artes marciais coreanas nativas.

A aguia no hapkido
A representação gráfica do Hapkido é simbolizada com uma águia agarrando uma flecha entre as suas garras, este símbolo foi idealizado e desenhado pelo Dojunim Ji Han Jae nos anos 60.
O Doju-nim Ji Han Jae descreve este símbolo como:
“A Águia é o rei das aves. A águia no Hapkido simboliza o rei das artes marciais.
Uma águia é livre para voar onde quer que seja, por cima baixo, em terra, no mar ...
Voar representa a liberdade, liberdade para ir a qualquer lado e para fazer tudo e algo mais nas artes marciais.
A flecha representa a arma ou um ataque inesperado, a águia agarra o ataque inesperado usando o poder e a velocidade para controlá-lo.”


Curiosidades sobre a aguia:
Na coréia a águia tem o nome de Duk-Soo-Ri –독수리, a águia tem a visão mais aguçada do reino animal, este poder da águia não é bem uma novidade, porque em si tratando de uma criatura Divina, entre todas elas é o animal que tem a melhor visão. Sua capacidade de ver um roedor a quilômetros de distância e se aproximar do mesmo antes que ele perceba o movimentando se pelo ar realmente é de deixar o homem totalmente admirado. A águia é a ave que possui maior longevidade da espécie. Chega a viver setenta anos.Mas para chegar a essa idade, aos quarenta anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Aos quarenta ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já não é tão fácil! Então a águia só tem duas alternativas: Morrer, ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar cento e cinqüenta dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E após cinco meses depois sai para o vôo de renovação e para viver então mais trinta anos. Em nossa vida, muitas vezes, passamos por um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes, velhos hábitos que nos causam dor. Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que a renovação nos traz.
É uma ave territorial que vive sob a forma de casais monogâmicos, uma vez que a ligação entre o macho e a fêmea pode durar vários anos, sendo quebrada somente com a morte de um deles. Cada casal possui extensos territórios de vários quilômetros quadrados que utilizam para caçar. Cada território possui um número variado de ninhos que o casal ocupa alternadamente todos os anos. Os ninhos de águia são bastante característicos e encontra-se entre os maiores do mundo das aves, uma vez que formam grandes plataformas de ramos e troncos, situados normalmente em paredes rochosas, e que podem atingir mais de 3 metros de altura e possuir um peso de várias dezenas de quilos. A águia, por ser predador do topo da cadeia alimentar, torna-se muito sensível a alterações do meio, principalmente as provocadas pelo homem. Por estes motivos, é uma espécie-chave do ecossistema onde habita, tendo uma grande relevância como espécie-indicadora da qualidade ecológica.


Nove regras da SinMoo

Sinmoo Hapkido,desde sua fundação, tem nove regras como um guia para qualidade de vida. Estas regras foram desenvolvidas por Doju Ji, Han-jae como instruções para permitir que seu corpo alcance sua capacidade plena. As regras são divididas em três seções. Três regras tratam o corpo físico, três tratam a mente psique, e três centram-se sobre a alma o espiritual. Estas regras são projetadas ajudar cada um destas partes para que se alcance sua capacidade plena.
O corpo fisico
A mente
A alma o espiritual
1. controle alimentar
4. Limitação da raiva
7. controle da luz solar
2. controle sexual
5. Gerência do sofrimento
8. controle da água
3. meditação apropriada
6. Controle da avidez(desejo)
9. controle do ar

O corpo fisico:
Hoje em dia a riqueza do mundo é medida nas posses, no acumulo finaceiro, nos bens materiais, no ouro, e nos estoques. Todos são estes são superficiais e pode ser levada embora em uma pulsação do coração. A riqueza verdadeira vem da saúde e a primeira parte da saúde é o corpo físico. Se você trabalha para manter um corpo saudável você poderá sempre trabalhar para alcançar aquelas coisas que você precisa a fim sobreviver.
1-Não coma os alimentos que inibem o desenvolvimento pleno do seu KI 기( 氣 ).
1- Carne de porco afeta coração prefira carne de soja.
2- Aves domésticas afetam os pulmões prefira pato.
3- Peixes sem escama afetam o fígado prefira com escama ou moluscos.
4- Sal em excesso afetas os rins.
5- Comidas com pimenta demasiada (capsaicina) afetam o estomago.
6- bebidas alcoólicas afetam o cérebro.
2-O sexo saudável rejuvenesce e recupera a energia do homem e realça a energia da mulher.
3-A meditação benéfica é respiração controlada.

A mente:
Há três fontes principais de dano: venenos ou toxinas, forças ou traumatismo externo, e a mente. Por muito, a mente pode ser a mais prejudicial. Uma mente fraca abandona o controle do corpo e conduzi-lo aos acidentes. Quando a mente é fraca, o corpo é fraco. Os tempos de reação são mais lentos, a coordenação é comprometida, e a possibilidade para percalços é aumentada dràsticamente. As emoções são as fontes de força da mente e a sua fraqueza e é a nossa resposta às emoções e aos eventos que determinam nosso controle. Por que tempo e energia são desperdiçados em emoções destrutivas?
A raiva, o sofrimento, e a avidez são as emoções destrutivas que esgotam suas energias.
4- A raiva sobrecarrega seu coração.
5- O sofrimento debilita sua mente.
6- A avidez suprime seu desenvolvimento espiritual.
A alma espiritual:

De acordo com Dojunim, há três coisas que Deus nos deu gratuitamente . São água, ar, e luz do sol. A maioria dos lugares de culto contém bacias de água, incenso para representar e sentir o ar, e velas para a luz no lugar da luz do sol. Estes três elementos são essenciais para a sobrevivência e usados para reforçar e carregar o espírito. O espírito é universal e intemporal e conseqüentemente não é confinado a esta vida. Se o espírito é forte, é protetor e cancela o trajeto. Se o espírito é fraco, a mente e o corpo não podem alcançar sua capacidade plena, e os problemas aparecerão sem dúvida.
O uso regular e correto da água, do ar, e da luz do sol rejuvenesce o espírito.
7- Os líquidos demasiado quentes ou frios em contacto com seus molares impedem a produção de KI 기( 氣 ).
8- Respirar corretamente, de modo que o ar seja nem demasiado frio nem se aqueça demais, permite que seja filtrado corretamente e fornece seu corpo o oxigênio máximo.
9- A luz do sol em sua parte traseira energiza seu espírito, mas o sol em sua parte dianteira sua força (음양 Eum Yang 陰阳).