Dobok

O Dobok 도복

O Dobok (도복) é uma vestimenta especial para o treinamento do corpo e da mente, no qual o espírito da Coréia e a tradição milenar permanecem vivos.

 

 
 

O Dobok é constituído de calça Baji (바지), blusa JeoGoRi ( 저고리) e faixa tti (띠). O Dobok tem uma semelhança com as tradicionais roupas coreanas chamadas "hanbok (한복)", cuja origem é desconhecida. Há relatos que mostram o uso costumeiro do "hanbok" no período de Silla, Kaya e Koguryo.
· Historiadores relatam que o branco era a cor usada diariamente pelas pessoas do período Koguryo. E também que os tecidos das calças e blusas eram do mesmo tipo dos encontrados nas pinturas das paredes das tumbas dos três reis.
· Com relação a forma de se fazer um Dobok ele tem muita semelhança com a tradicional roupa coreana. Tem três tipos de formas: circular, quadrado e triangular. A cintura tem forma circular, a bainha das calças são quadradas, e os quadris, triangulares.
· A forma circular representa o Céu, o quadrado - a Terra, e o triangular, o Homem. Os três símbolos são a fundação do Universo, unindo e integrando-os em uma UNIDADE.
· De acordo com a teoria do Um e Yang, a calça representa a Terra (Um 음陰), a blusa representa o céu (Yang 양陽) e a faixa representa o próprio Homem.
A cor branca simboliza a parte obscura do Universo. De acordo com a filosofia da tradição coreana, a origem do Universo é pronunciada como Han.
Han dentro das cores, significa Branco. Na crença coreana, o branco representa a origem do universo.
 
Mantenha seu Dobok sempre limpo, e respeite o seu uso. Isso faz parte da filosofia da prática do Hapkido.
원 - Won, circulo céu
방 - Bang quadrado terra
각 - Kak triangulo homem

O Dobok de Hapkido geralmente é de cor preta, o motivo geralmente aceito é o fato de que no Um yang 음양 陰陽 o Um seja preto e represente o interno a receptividade o suave. Assim sendo o Hapkido uma arte circular e “suave” a correspondência é óbvia, além disto originalmente o preto simboliza a água só posteriormente a cor azul foi atribuída a este elemento.
 

Quando se observa em algumas federações que os mais graduados começam a usar o branco também, o que acontece é que partindo do interior para o exterior a energia se manifesta sendo a materialização da técnica já mais visível como algo individual e interno.
Não devemos esquecer também das influencias de outros povos como os Mongóis que de sua indumentária surgiu o Dobok de mestre (trançado em branco).

 

Outras cores tambem são usadas em uniformes como por exemplo na Sin Moo Hapkido a cor cinza é explicada pelo GM Ji Han Jae , tem a ver com a ideia se se tornar um homem de alto nível e de pratica elevada, sendo uma alusão aos antigos monges taoistas.
Dojunim Ji explica a muito tempo os monges Taoistas usavam uma túnica de cor branca e com o passar dos anos, depois de muito meditarem e de diversas lavagens a sua cor de suas roupas mudaria do branco para o cinza, fato este explicado  pelo uso de sabão antigo que era feito de gordura vegetal e cinzas após vários anos lavando o tecido branco adiquire uma tonalidade cinza por cauza das cinzas na composição do sabão, então quanto mais cinza era a vestimenta mais elevado seria o grau de aperfeiçoamento e o próprio monge dentro da hierarquia.
Sendo assim o uniforme de cor cinza fica representando um elevado grau de pratica dentro do Hapkido.